quinta-feira, 23 de maio de 2013

José de Guimarães - Escultura

A fragmentação e simplificação que caracterizam a obra de José de Guimarães conduzem, nos anos 80, ao questionamento dos próprios limites da pintura. Desta indagação surgem objetos entre a pintura e a escultura, feitos com materiais pouco convencionais – como o papel fabricado pelo próprio artista – que se expandem espacialmente e são pintados de ambos os lados, sendo todavia bidimensionais. 
As esculturas de José Guimarães, mesmo em suportes mais convencionais, asseguram o princípio básico da tridimensionalidade. São obras escultóricas constituídas por pintura em suporte de simples cartão recortado e apoiadas numa base, podendo, por isso, ser consideradas obras híbridas entre a pintura e a escultura. 
"Reinterpretação de José de Guimarães",2013
 
"Reinterpretação de José de Guimarães", 2013
 
Trabalhos de alunos do AE maximinos
Composição / Pintura
Balsa (madeira) sobre tela

 

4 comentários:

  1. Gostei. Cor é alegria!
    Quero uma assim para servir de cabide no meu quarto

    ResponderEliminar
  2. A minha composição não ficou como essas perfeições... mas fiquei muito orgulhoso do meu trabalho.
    Esforcei-me ao máximo e adorei!
    Obrigado Stora.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da ideia. Para o próximo ano vou aplicar com os meus alunos. Parabéns!

    ResponderEliminar